Pinterest

Redes sociais são criadas e reinventadas a todo instante. A rede social que iremos tratar nesse artigo já conta com mais de 10 milhões de usuários no mundo e começou a ser descoberta no Brasil no ano passado. Conheça um pouco mais sobre o Pinterest!

Conceito

O Pinterest funciona principalmente, como uma rede social de “descobertas visuais”.É uma rede social cujo conteúdo abrange basicamente imagem e video.

O Pinterest é um painel virtual. Ele permite que você organize e compartilhe todas as coisas interessantes que encontrar na web. Você pode navegar por painéis criados por outras pessoas para descobrir coisas novas e obter inspiração a partir de pessoas que compartilham dos mesmos interesses.

O nome vem do Inglês e pode ser traduzido como um quadro de imagens que contém alguns de seus interesses.  Imagine que você tem um quadro e então você irá dar um nome para ele, como “Gadgets”… Então você poderá alfinetar todo conteúdo que achar relevante que se relacione a Gadgets e fixar no seu “Quadro Pessoal”.

Quadros de inspiração  sempre foram uma maneira de organizar referências e guardar aquilo que gostamos ao nosso alcance.

Você poderá criar vários quadros e alfinetar diversos conteúdos do seu interesse. Os quadros montados ficam disponíveis para serem visualizados no perfil pessoal. Dessa forma é possível conhecer um pouco dos interesses pessoais que podem ser  expressos através de imagens e videos, como já foi dito anteriormente.

Mais a fundo

Com o Pinterest podemos criar quadros, separando as imagens e videos por temas e categorias. Lembrando um pouco da lógica do Twitter, no Pinterest o usuário também pode seguir outro usuário que posta conteúdo de seu interesse. Mas se o usuário se interessar apenas por um quadro de outro usuário e não achar relevante os demais quadros, tudo bem! O usuário poderá seguir apenas os quadros que possuem conteúdo de seu interesse!

Compartilhando

Se achar algo interessante na rede, você poderá “alfinetar” ou “pinar”. Tudo isso irá aparecer no  seu perfil. O “pinar” se assemelha muito ao “curtir” do Facebook. Também é possível publicar alguma coisa de seu interesse que já foi publicado por outra pessoa! Além disso é possível vincular sua conta do Facebook (como já tinha ficado subentendido) e do Twitter para que todas as atualizações do Pinterest apareçam na Timeline!

Visão estratégica do uso da ferramenta

A rede social pode ser associada ao e-commerce para expor produtos, projetos, trabalhos desenvolvidos.  A ferramenta pode ser utilizada como uma vitrine virtual de uma marca própria, por exemplo. Tal fato contribui para divulgação de produtos e serviços, associado a uma marca, atingindo uma grande quantidade de pessoas. Se a imagem ou video é legal, bingo! E porque não espalhar a sua marca junto com a imagem?

Graças a isto, os comerciantes aumentaram o trafégo de usuários em seus web sites, e consequentemente o volume de vendas através do meio virtual.

Neste sentido a rede social tem crescido muito nos últimos anos, sobretudo porque tem um potencial de gerar um alto tráfego de informação, visibilidade e relacionamento com o consumidor e como consequência, incrementar as vendas.

Tudo bem! Mas e esses termos: “pinar”, “compartilhar”, “painel”, “quadro”…? 

Um painel (ou quadro) é um conjunto de pins. É possível criar um painel sobre qualquer tema, como Pôsteres interessantes, Receitas para o jantar ou Lista de desejos. Você pode adicionar a um painel quantos pins desejar.

  • Pinboard: conjuto de pins organizados por tema
  • Repin: (re)post no Pin de outro usuário
  • Pin it button: botão de compartilhamento que pode ser adicionado em sites. Pins feitos através deste botão linkam para o site de origem
  • Pinner: usuário do Pinterest

Leituras complementares…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s