Práxis – Engenharia de Software

O Práxis foi projetado para o ensino de processos de software. É constituído de diversas etapas onde cada uma delas produz determinados artefatos. Artefatos são o produto de uma ou mais atividades dentro do contexto do desenvolvimento de um software ou sistema. Assim, a cada iteração no RUP haverá um documento ou idéia inicial que servirá de fonte de informação e / ou discussão que levará ao surgimento de novo documento ou nova versão do documento fonte utilizado.
As referências de processo se baseiam no RUP (IBM Rational Process Unified) e dentre suas características, podemos citar: mesmas raízes do Processo Unificado, Estrutura diferente de disciplinas, Coleção de processos concretos, referência industrial de fato. Também se baseiam em XP (Extreme Programming) que é mais conhecido de processos ágeis, desenvolvimento dirigido por testes, planejamento baseado em liberações pequenas.

img_inovacao

O Práxis é um processo de desenvolvimento de software orientado a objetos baseado em referências de grande difusão. O objetivo educacional é exposição das técnicas mais relevantes além do treinamento eficaz e eficiente. È importante reiterar que as técnicas em estágio de pesquisa, técnicas usadas apenas por organizações de alta tecnologia, em vias de obsolescência não são incluídas.

Sendo assim, vale reafirmar o enfoque educacional, com o objetivo de dar suporte ao treinamento em Engenharia de Software e à implantação de processos em organizações que desenvolvem, mantêm ou contratam software.

O processo Práxis é baseado na experiência de consultoria industrial do autor e também de alguns dos mais importantes paradigmas da área como o modelo SW-CMM de maturidade em processos de software, a notação orientada a objetos padronizada UML, o Processo Unificado (Unified Process), os padrões IEEE para a Engenharia de Software.

O projeto foi idealizado pelo professor Wilson de Pádua Paula Filho – DCC – ICex – UFMG. Apesar de sua qualidade e reconhecimento, ainda encontra dificuldade para difusão do seu conceito além das universidades brasileiras.

Para saber mais: http://homepages.dcc.ufmg.br/~wilson/praxis/

Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Praxis_%28engenharia_de_software%29

Sobre Engenharia de Software: http://www.jpaulo7.com.br/?p=150

Anúncios

3 comentários sobre “Práxis – Engenharia de Software

  1. Meu caro Felipe,
    Como você define os temas dos textos de seu blog? Parabéns pela iniciativa, você escreve muito bem. Continue assim e vá sempre diversificando o tema dos textos, pois acho que este é o principal atrativo aqui: diversidade.

    Do teu colega de profissão.

    1. Tiago,
      Muito obrigado pelo comentário. É muito importante pra mim receber comentarios como o seu. Incentiva!
      Quanto aos textos, separo aleatoriamente mesmo, por “feeling” (vamos dizer assim!).
      Assim é a informação, com diversidade não é mesmo! Pensando sempre nisso!
      Seja sempre bem vindo!

  2. Republicou isso em INFOXZONEe comentado:

    Para poder relembrar um pouco dos conceitos academicos, vamos falar um pouquinho do PRAXIS? Este artigo é um dos mais visitados do nosso Blog. Foi escrito a partir do conteúdo aprendido em sala e de materiais disponíveis na rede. Falar sobre PRAXIS pode ser algo dificil visto que não se encontra grandes disponibilidade de informação sobre o assunto de modo geral. Vamos recapitular? #oldpost #praxis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s